terça-feira, 20 de maio de 2008

Mala da Equipa

Todas as malas das equipas deverão ter obrigatoriamente em campo:

  • 1 Fogão tipo Camping
  • 1 Tacho
  • 1 Alguidar
  • 1 Colher de Pau
  • 1 Colher Grande
  • 2 Panos de cozinha
  • Sal, Chocolate e açúcar
  • Liquido de Loiça
  • Sacos para lixo
  • 1 Esfregão
  • 1 Caixa de Fósforos
  • Papel Aluminio
  • Rolo de sisal
  • 1 Serrote e Machada
  • Mala de Primeiros socorros

terça-feira, 6 de maio de 2008

Acantonamento 3 e 4 de Maio

Olá visitantes.

Há já algum tempo que não vos damos noticias.
Pois temos andado muito compenetrados com as provas de adesão ao movimento e à secção.
Já estão quase todas assinadas para todos. O que é excelente!
As nossas promessas estão para breve e todos queremos ganhar o lenço azul cor do mar e do céu.

Este fim-de-semana que passou, dia 3 de Maio, estivemos acantonados na nossa sede. Formamos duas equipas diferentes, mas só para o fim-de-semana, Equipa S. João de Brito e Equipa S. Paulo. Fizemos jogos, construímos a frente do nosso abrigo, e partilhamos a nossa vivência cristã.
À noite tivemos um momento de reflexão, tocante para todos. Já conhecíamos o escutismo enquanto jogo, agora ficamos a conhecer a vertente católica. Foi muito especial. O caminheiro Diogo do agr. 1215 sabe mesmo captar o que vai na alma de cada um.
Depois da reflexão ceamos o pão de rosca com salsichas acompanhado de chá de limão.
De manha acordamos ao som de Recomeçar da Mafalda Veiga fizemos uma ginástica matinal, tomamos o pequeno almoço e fomos à Eucaristia na Capela de Nossa senhora da Esperança.
O Acontonamento foi mais um pretexto para nos juntarmos e termos mais um convivio saudavel.

Para alguns a actividade não acabou aqui.
Apesar de ser dia da mãe houve alguns pioneiros que deixaram a sua mãe neste dia especial, e se disponibilizaram para ir para o Banco Alimentar contra a fome, fazer recolha de alimentos no supermercado. As mães compreendem que um escuteiro este sempre Alerta.

Aqui fica o meu obrigado ao Diogo (fígado) e aos 4 voluntários do BA.

domingo, 30 de março de 2008

Acampamento da Páscoa 2008

Conhecer a IIIMística / Simbologia / Organização / Distintivos / Leis / Princípios / Mandamentos / S. João de Brito


Estes foram os temas que abordamos no acampamento, parece muita coisa mas não foi.

Foi um acampamento de 3 dias e 2 noites de 28 a 30 de Maio.

Encontramo-nos na Sede e seguimos para o local do acampamento, 5 km a andar com as mochilas às costas, nas mãos levávamos madeira para as construções. Ninguém se queixou do caminho, mas sim do peso. Toda a gente levou coisas a mais para o acampamento, mas pudera foi o 1 para muita gente estavam todos com medo que faltasse alguma coisa.
Quando chegamos, delimitamos o campo e limpamos cada canto onde iríamos montar as tendas.
A equipa Touro, como levou uma tenda para toda a equipa teve mais trabalho a montar mas também ficaram todos à vontade na tenda.

Depois começamos o trabalho a sério. Montamos uma cozinha, construímos uma casa de banho e apanhamos lenha para essa noite.

Como católicos que somos, os caminheiros fizeram os agradecimentos pela comida que iríamos tomar e logo de seguida partilhamos o que tínhamos levado.
Findo o jantar, chegou o nosso convidado para essa noite. O Pe Pedro Hoca, trazido pelo marinheiro (pioneiro marítimo) Tiago, que nos veio falar sobre o nosso patrono S. João de Brito e os 10 Mandamentos.
Colocamos algumas questões que nos assaltavam o espírito e no fim bebemos chá comos limões pedidos à vizinha.

Como já estava tarde fomos todos para as tendas dormir. Mas só por uma hora. Às 2 da manhã a equipa de animação achou que estavam todos cheios de vontade de acordar, tocou o apito e todos se levantaram. Deu-se início ao jogo de pistas nocturno. Por equipas saímos do campo e fomos de pista em pista caçando um organograma com a organização da nossa secção.
Peripécias houveram muitas, mas ficam só para quem as viveu de perto.
De novo em campo nova rodada de chá e caminha, pois a alvorada era às 6.30 da manhã.
É claro que ninguém se levantou a essa hora. Eram já 8.30 quando começaram as primeiras cabeças a espreitar das tendas.
Desta feita foi a equipa gato a fazer a oração da manhã, tomamos o pequeno-almoço e fomos apanhar lenha para a noite, pois esta prometia ser longa.
Como o escuta protege as plantas e os animais, só apanhamos lenha já ardida pelo fogo do verão passado, é claro que ficamos todos enfarruscados.

Saímos do acampamento levando o almoço e fizemos um jogo de pistas que nos levava ao local de almoço, para tal tivemos de travar contacto com a população. Antes de chegarmos ao nosso ponto de encontro ainda pudemos refrescarmo-nos nas águas límpidas da fonte da roca.
Na estação de comboios da costeira estavam à nossa espera 3 dos símbolos da mística dos pioneiros. A Bússola, a Machada e a Água.
Almoçamos, reunimos em equipas, e caçamos os distintivos do uniforme.
Regressamos ao acampamento, descansamos os pés pois a caminhada tinha sido longa.
Depois de fortalecidas as forças executamos um banco para à noite nos sentarmos à fogueira, um para nós e um para os chefes, pois os caminheiros fizeram um para eles.
Depois houve um momento para cada equipa preparar o seu momento no fogo de conselho.
Chegada à hora os cozinheiros apresentaram a ementa para o jantar, claro que era comida selvagem mas o quê? Carne com batatas colocadas na prata e assadas nas brasas. hum delicioso

No fim estava tudo ansioso pelo fogo conselho. O tema era a simbologia da III secção, a Machada a Bússola e a Gota de água.
A equipa Gato apresentou uma peça de teatro, e deram os aplausos inventados por eles a equipa Touro. De seguida a Equipa Touro fez um jogo de cabra cega pedindo os caminheiros e os seus colegas gatos como voluntários, os aplausos estiveram a cargo dos caminheiros.
Os caminheiros também quiseram participar activamente no fogo de conselho e neste retrataram algumas peripécias que se tinham passado durante o dia, e no acampamento em vila verde, tudo riu à gargalhada.

Chegada ao fim todas as apresentações lembramos que os objectos dos pioneiros são 4 e todos só tinham falado em 3. Faltava a rosa-dos-ventos. Onde estava ela? Não tinha sido um objecto deixado à hora de almoço, onde parava o ultimo objecto dos pioneiros?
Pois foi a rosa-dos-ventos tinha sido distribuída durante o jogo de pistas da manhã. Nada é feito ao acaso.
O desenho da rosa-dos-ventos com as leis e os princípios dos escuteiros, foi montado, e foi debatido cada significado de cada símbolo dos pioneiros.

No fim como estavam todos já muito cansados do dia assamos pão de rosca com chouriço que já tínhamos colocado a levedar e foi o manjar dos deuses.

Para acabar bem o nosso acampamento eram 6.50 da manha começou a chover, e continuou, e continuou. Como não parava levantamo-nos e fomos para a garagem da casa vizinha. Passado 10 minutos de lá estarmos quando parou de cair água.
Tarde demais. Já estávamos a preparar o pequeno-almoço e a vestirmo-nos para a missa.
Na eucaristia colocamos os nossos símbolos no altar e animamos a celebração com as vozes cansadas do fim-de-semana, mas olhar brilhante de quem tinha apreciado cada momento deste fim-de-semana especial.
Após a missa tivemos um almoço com os nossos pais e as restantes secções.
Como ninguém queria acabar as celebrações, ainda tivemos mais uma. Um baptismo de totem. O Miguel deixou o seu nome de baptismo e começou uma nova caminhada como Koala Comilão.


Este foi o primeiro de muitos acampamentos da nossa secção. Pelo menos espero eu.

domingo, 16 de março de 2008

Nós e os Portachaves

Está tudo a trabalhar para arranjar dinheiro para a secção.
Todos a fazerem Portachaves e a ajudarem-se uns aos outros





sábado, 1 de março de 2008

Preparação da secção

Este sábado começamos os preparativos para separar o nosso abrigo da cabana dos exploradores.

Decidimos que delimitavamos a secção com uma parede de canas.
então metemos mãos à obra. o Zé foi apanhar canas com o avô quando as trouxe descascamo-las e lixamos alguns nós

Outros estiveram a cortar placas de madeira para fazer uns quadros cons nós.

E assim se passou mais um sábado de actividades.
sem nós darmos conta o tempo passou.

Fotos desta actividades estão no nosso album

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Como se fazem nós

Este sábado estivemos a aprender como fazer alguns nós.

A Dora e o Jorge estiveram a dar uma mãozinha.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Venda na Feira de Maiorca

Fomos à feira tentar arranjar dinheiro para a secção. E não é que arranjamos mesmo alguma coisa!

Vendemos o que conseguimos arranjar. De colares a panos, telhas pintadas a porta-chaves. Bases para tachos e vasos. Afinal sempre temos jeito para aquilo em que nos empenhamos.




Não vendemos tudo apesar de parecer, a verdade é que havia pouca gente a comprar.

Carminhada 16 Fev

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Acampamento em Vila Verde 2 e 3 de Fevereiro

Este foi o nosso primeiro acampamento, o nosso primeiro contacto com outros escuteiros, a nossa primeira noite fora da asa dos pais.
a formatura não correu muito bem mas com a pratica vai láA chegada a campo, carregadinhos de tralha
O trocar de conhecimentos a aguardar instruções do chefe Celio
o Fogo de conselho onde nos demos a conhecer aos outros Pioneiros e Exploradores
Fizemos pão com chouriço assado na brasa.

domingo, 20 de janeiro de 2008

A 1ª actividade

No sábado dia 19 de Janeiro de 2007 começaram as actividades do nosso agrupamento e da nossa secção.
Começamos as actividades por nos apresentarmos uns aos outros.
Fizemos um jogo para quebrar o gelo que havia entre nós. Compramos e vendemos qualidades que desconhecíamos ter.
Tudo isto foi fundamental para nos conhecermos bem, para podermos trabalhar bem em equipa.
Dividimos os elementos pelas equipas e escolhemos o nome das equipas, e ficou assim:

Depois falamos sobre o escutismo, numa forma geral. Quem foi Baden Powell, o porquê da canhota escutista, o sistema de progresso, e a organização da III.
Assim se passou a nossa actividade num ápice, estávamos tão bem uns com os outros que nem nos apercebemos que os pais estavam a espera.