sexta-feira, 3 de julho de 2009

Actividade 04-07-2009

Pioneiros

Amanhã dia 4 de Julho é para ir fazer a limpeza da praia de Quiaios.
Devem estar às 9.30 em frente da Piscina de Quiaios e a actividade termina às 12.30 no mesmo local.
Devem levar farda e uma t-shirt por baixo da camisa. É obrigatório o uso de Chapéu / Boné. Devem levar luvas, pois eu não tenho para todos os elementos. Como vamos caminhar algum tempo convêm levar cantil.

Não se esqueçam que quem for a esta actividade tem bónus no próximo acampamento.

Esta actividade é para todas as secções.
Canhota "Capitã"

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Acampamento c/Marinha das Ondas

Olá Pioneiros

Andam todos desaparecidos, ninguém tem dado noticias.
Estou à espera dos relatórios de actividades atrasados para colocar as noticias no blog.


Entretanto aqui ficam as indicações para o próximo acampamento com os Pioneiros do Agrupamento de Marinha das Ondas.

Como não conseguimos autocarro da Câmara, e os transportes públicos não são compatíveis a nível de horários, não podemos ir nem para a Pampilhosa da Serra, nem para Pedrógão Grande.
Depois de muito estudo e de muitos fusíveis queimados, surgiu fumo branco na cabeça dos chefes.
Vamos então dias 10, 11 e 12 de Julho, de sexta a domingo para …
… Pereira do Campo.
O tema é Os Piratas de Pereira.

Devem estar na Estação de Comboios da Figueira sexta pelas 19.45 e regressam Domingo às 20.30. O que origina em 2 noites de Campo. (alguns estão quase a receber a insígnia de 25 noites de campo)

Devem levar jantar para sexta, e por patrulha / equipa, alimentos para fazer salada russa, que será o almoço de sábado (não se esqueçam das verduras).
A restante alimentação fica a cargo da equipa dos Capitães (Chefes)
Como o tema são os piratas, é imprescindível levar para sábado indumentária de piratas, usem a imaginação e cada pormenor conta pontos para a patrulha / equipa, não se esqueçam da pala do olho.

Até este sábado preciso de saber quem irá ao acampamento pois é necessário tratar de vários pormenores atempadamente (bilhetes de comboio, para ter desconto de grupo; aquisição de alimentos e reserva de bens).

O custo da actividade será de 10€ inclui viagens de comboio 1.75*2, alimentação para 2 pequenos-almoços, 1 lanche, 1 lanche/jantar, e duas refeições completas.

Aguardo urgentemente noticias vossas.
Canhota
Capitã Marta

terça-feira, 23 de junho de 2009

2º Acapamento Scoutcaching

Olá Pioneiros mais um acampamento que se avizinha e mais um pouco de conhecimento sobre o escutismo e sobre vocês mesmos.
Este será o 2º Acampamento Scoutcaching e desta feita vamos rumar à vila de Serpins. Para a maioria de vós já conhecida.
Neste acampamento cada um de vós terá de levar a maioria da sua alimentação, tenham atenção ao peso das mochilas.

Então temos as coisas assim delineadas:
Comboio:
Partida Figueira: sexta-feira 19.15 devem estar na estação as 19.00 para comprar os bilhetes. o comboio não espera! O agrupamento de Vila Verde entra na Estação da Fontela
Chegada à figueira Domingo 15.55
Cada elemento fica responsável de comprar o seu bilhete, eu só me vou encontrar convosco na Estação de Coimbra-parque.
Da Figueira até Coimbra estarão por vossa conta, é um voto de confiança que vos estou a dar. Espero não me arrepender.

De comida devem levar:
- Jantar para sexta-feira (comer no comboio Coimbra – Serpins)
- Pequeno-almoço para sábado*
- Almoço para sábado*
Relativamente às duas últimas refeições (*) os chefes compram pão 2 para pequeno-almoço 2 para almoço.
Relativamente às outras refeições a equipa de animação, compra, jantar de sábado, pequeno-almoço de domingo, almoço de domingo.
Os custos são 5,5€ e o custo do comboio será da responsabilidade de cada um. (4.40 para cada viagem)
Devem levar por equipa: material de campo, 1 panela, 1 fogão, temperos, material de cozinha, material de abrigo, como só existem 6 pioneiros para o acampamento vamos funcionar como uma só equipa.

Inscritos no acampamento:

Ana Cabete
André Ribeiro
Camila Maia
Carla Heleno
Cristiana Gonçalves
Isabel Gaspar

Vamos andar muito por isso não se esqueçam de calçado confortavel
há material que devem levar mas que já não faço referência, pois já devem saber o que têm de levar para todos os acampamentos e inclusive para um acampamento de verão.

alguma duvida telefonem
Raposa Organizada

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aca ZAP "Os nossos Oceanos"

Olá pioneiros.

após a reunião de equipa de animação da ZAP, ontem/ esta madrugada. surgiram algumas alterações à actividade.

Começando pela hora, devem estar as 19.30 na Base Verde, o encontro para quem não sabe onde é a base Verde e para quem necessita de boleia é na nossa sede às 19.15h, devidamente fardados é claro.

Devem levar jantar para sexta (partilhado) e duas febras para o jantar de sábado. Por equipa devem levar 3 cenouras 1 lata ervilhas 1 cebola, utencilios de cozinha.

eu vou levar para as duas equipas leite, chocolate, manteiga, doce, azeite, garrafões de água e fruta. Vou levar também o vosso material de corte e sisal.

a actividade termina DOMINGO pelas 12h. Como alguns têm exames e como queremos que também estejam com a vossa familia decidimos reduzir o tempo da actividade.

não se esqueçam do vosso material pessoal, lanterna, bussola, talheres.


O valor da pernoita na base Verde é 1€ por noite, (vamos ficar duas noites) estimamos mais 3€ para pão, almoço para sábado, e material de desgaste para a actividade. Este valor será pago pela secção.

Não se esqueçam do nome da actividade.

canhota e se tiverem alguma duvida liguem.
RO

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Acampamento Final ZAP BM III Secção

Como se devem lembrar a actividade final da ZAP BM escolhida, foi a apresentada pelo nosso agrupamento. Por isso aqui ficam os dados gerais, agradeço que falem com os vossos pais e confirmem até sexta-feira dia 29 de Maio se vão participar nesta actividade ou não.
Agradeço também que digam se preferem que a secção pague o acampamento ou seja cada um a pagar o seu.
Por equipa devem levar material para abrigo - material de cozinha - material de corte - sisal bussola
Individualmente devem levar jantar para sexta.

Dados Gerais

• Datas: 5, 6 e 7 de Junho
A actividade tem inicio às 19h de dia 5 na base Verde do agrupamento 235 e fim às 16.30 de dia 7 de Junho no mesmo local.
• Local: Base Verde Agr. 235 - Quiaios http://bverde235.no.sapo.pt/
• Custo actividade: 5€ (pagos individualmente ou pela Secção a combinar)
• Objectivos:
• Técnica: Aperfeiçoar os conhecimentos de Coordenadas UTM
• Interacção com outros agrupamentos, estimular a cooperação em grupo
• Ambiente / Vida em campo: execução de construções, obter 2 noites de campo
• Vivência na Fé: animação da Eucaristia dominical e fomentar a oração em momentos diários
Explicação do Fim-de-semana

A orientação, tal como o sal, é um bem vital, por isso ela espera-nos para esta actividade.
Através de coordenadas que serão dadas, as equipas vão procurar 4 objectos (barco, redes, sal e uma bússola) que corresponderão às refeições dos dias seguintes. Almoço, jantar de sábado; pequeno-almoço e almoço de domingo.
Conforme o que encontrarem assim se vão alimentar. (os objectos estão escondidos por graus de dificuldade e importância). As redes corresponde ao almoço, o barco ao jantar, o sal ao pequeno-almoço e a bússola ao almoço de domingo.
Se não encontrarem os objectos escondidos nas coordenadas não terão direito a alimentos ou poderão prestar por equipa provas ou árduas tarefas para os obter. Os objectos podem estar escondidos dentro de campo ou num raio de (x) km.
Este jogo de orientação decorrerá até ás 7h00m da manhã de domingo. Até lá boas buscas, boas construções e muita camaradagem.
Como pessoas de fé, Domingo de manhã iremos animar a Eucaristia cantando e executando as leituras.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Insígnia de Competência

No âmbito da realização dos 48º e 49º CIP´s, foi lançado um desafio aos Formandos para que dinamizassem, utilizando a metodologia da "Oficina / Atelier", uma Insígnia de Competência [para Lobitos, Exploradores e Pioneiros].
Nesse sentido no próximo sábado vai realizar-se no Parque de Merendas da Gala - S. Pedro a prova de Corredor de Orientação, (o que corre com bússola).
Quem queira obter essa insígnia deverá informar-me o quanto antes da sua vontade em participar. O Custo da actividade é de 1€.

Deverão estar às 15h no Parque de merendas da Gala e a actividade acaba às 18h, devem levar lanche e cada participante deve levar OBRIGATORIAMENTE BÚSSOLA.

A prova vai ser feita para as 3 secções Lobitos, Exploradores e Pioneiros, cada secção com o seu grau de exigência próprio.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

1ª acampamento Scoutcaching - Missa Jovem

Como há bastantes elementos que têm de estudar, e as obrigações estão primeiros, Sábado à tarde não vai haver actividade.

Os 6 pioneiros que vão ao acampamento de Vila Verde, devem estar às 19.30 com jantar para partilhar na BASE VIVE, (antiga escola primária da fontela, perto da vidreira do mondego), mochila com farda dobradinha, saco cama, LANTERNA, BUSSOLA, agasalho, calçado confortavel, bloco de notas, cabeça no devido lugar e com o conteudo respectivo.

Haverá jantar e depois saida para campo incerto

A actividade para o agrupamento das alhadas termina às 10h na igreja de Vila Verde, a essa hora regressamos à igreja das Alhadas. Vestimos a nossa farda, montamos a nossa banca com as coisinhas que vamos vender, preparamos a igreja para a nossa Eucaristia e ensaiamos as musicas que vamos cantar. Como são coisas que ainda demoram um pouco convem que o que tiverem para vender, ou levam na mochila, se não for pesado ou se não se estragar, ou os pais que vão levar à igreja das Alhadas apartir das 10.30.

O acampamento não tem custos para os elementos. O pequeno almoço é oferecido.
Bom estudo para quem tem de estudar, boas actividade para quem tem outros compromissos.
e para os que me vão acompanhar no sábado à noite até lá.

Canhota a todos

quinta-feira, 7 de maio de 2009

1º Acampamento ScoutCaching

Já estão definidas as orientações para o acampamento, podes consultar todas as informações em:

http://cnevive.wordpress.com/pioneiros/scoutcaching/1%c2%ba-acampamento-scoutcaching/


atenção que ainda só tenho as confirmações da ida ao acampamento dos seguintes elementos.
Chacal
Isabel
Camila
Trinita

Morcego
Cristiana
Carla
e Vanessa

já confirmaram a não comparencia:
Cabete
Veronica

os restantes 6 Pioneiros vão, não vão. ninguem leva a mal se não forem ao acampamento pelos mais variados motivos, têm é de avisar.
canhota
RO

terça-feira, 5 de maio de 2009

Domingo 03-05-09

No Domingo passado, o nosso agrupamento esteve envolvido em duas actividades compatíveis.
Foi a reabertura da nossa Igreja, e foi a Cerimonia do Crisma. Para estas duas festas contamos com a presença especial do nosso Bispo de Coimbra D. Albino Cleto, para além de outras entidades.
A cerimónia começou às 15h com uma formatura e saudação especial ao nosso bispo na sua entrada para a Igreja já repleta de fiéis.
A eucaristia um pouco diferente do habitual foi animada pelo grupo coral da paróquia, e com a nossa ajuda “quando sabíamos a letra da música”.
Na Acção de Graças o Lobito Gonçalo e o Aspirante a Aspirante a Lobito Francisco, entregaram um ramo de flores a D. Albino.

A Cerimonia terminou já eram perto das 17h e cá fora foi altura de darmos asas às nossas vozes, já que durante a eucaristia não pudemos expandir a nossa alegria, na rua fizemo-lo em bom som.
Cantamos e cantamos enquanto esperamos pelos nossos elementos que tinham estado de serviço ao altar, e pelos que fizeram o Crisma.


Quando a Aquelá, chegou com a oferta que tinha comprado para dar às mães, foi delírio total, estava tudo a cantar a plenos pulmões o “Dar Mais”, e foi com essa musica que foram entregues as flores às mães para celebrar o dia delas.

Avisos para esta semana
1º aviso
O agrupamento de Vila Verde está a propor uma actividade conjunta com Alhadas e Tavarede, este sábado, a actividade que está programada é em Vila verde e vai desenrolar-se da seguinte forma.
Sábado, encontro em Vila Verde (local a designar) antes da hora de jantar, (devem levar jantar para partilhar), jantar partilhado, fogo de conselho sobre o jogo scoutcashing.
Domingo eucaristia na Igreja de Vila Verde.
Para programar devidamente a actividade e a logística necessito de saber até 4f quem quer e pode ir, não se esqueçam de falar com os pais.

2º aviso
Domingo às 11h45m haverá missa Escutista na Igreja Matriz das Alhadas. Como é o dia da venda do bolo para os Pioneiros temos de lá estar às 11.30 no maximo. Se querem arranjar dinheiro para os acampamentos não se esqueçam de levar o bolo para vender, vai haver um quadro onde será anotado quem participa nas actividades financeiras, e esses elementos terão descontos nas próximas actividades.
1 ponto por levar bens para vender, 1 ponto por vender esses ou outros bens.

3º aviso
Fico a aguardar os relatórios da actividade Orienta-te com S. Nuno para colocação da notícia no blog, assim como das fotos.