quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Desafio da Semana 3-09

Olá Pioneiros

O desafio desta semana está relacionado com a vertente católica do escutismo.
O desafio que proponho é explicar o significado de cada um dos tempos litúrgicos mais importantes e as suas cores.
E dizer o encadeamento de uma celebração da palavra.

Poderão fazer um gráfico, um texto, uma apresentação, uma tabela, como quizerem e acharem mais interessante.

Fico à espera da resposta e até sábado.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Acantonamento Natal

Actividade de Natal
Celorico da Beira - Rapa


Saudações escutistas!

O acantonamento teve lugar nos dias 26, 27 e 28 de Dezembro na aldeia de Rapa, concelho de Celorico da Beira. Participaram 11 pioneiros das Alhadas e 11 pioneiros de Pampilhosa, apoiados por 4 elementos da Equipa de Animação, 2 dirigentes de Alhadas e 2 caminheiros da Pampilhosa.


O tema foi «Na rota com Sacadura», aviador pioneiro do concelho de Celorico da Beira.


A actividade começou com um raid entre a estação de Celorico da Beira e a aldeia de Rapa - cerca de 12 km, depois um jogo de quebra gelo e constituição de novas equipas.


Quando chegamos a Rapa já tínhamos o “abrigo” bem quentinho, pois já alguém tinha ligado o aquecimento central (caldeira e radiadores). Efectuaram-se algumas brincadeiras, jantar e um debate sobre «Ser Pioneiro».

No sábado (26) a alvorada foi às 8.30 e qual não foi o nosso espanto que quando acordamos estava a Nevar. Delírio total. Quem não gostou muito foi quem teve de ir ao pão a pé pois o carro não pegava e também a nevar, mas o pão vinha fresquinho, claro. Devido às condições meteorológicas, as actividades tiveram de ser alteradas. Assim sendo realizou-se um Jogo de Conhecimento da aldeia de Rapa e à tarde jogos e preparação do Fogo de Conselho.


No domingo participámos na Eucaristia Dominical, onde animámos com 3 canções escutistas, as restante não eram muito conhecidas mas conseguimos acompanhar, com a nossa bela voz.

Seguiu-se almoço e regressámos ao local de partida, estação de Celorico, estação de Alfarelos, estação da Figueira e finalmente a casa, já passava das 21h, mas chegamos todos bem.


Foi de salientar o excelente acolhimento e carinho como fomos recebidos pelas gentes da Rapa. Deram-nos lenha, compotas, chouriços, fruta, bolos... Ficou a promessa junto do Presidente da Junta de Freguesia de voltarmos na Primavera, para actividades radicais.
De uma forma geral a actividade foi bastante positiva. As relações entre Pampilhosa e Alhadas correram muito bem. Ambos os agrupamentos ganharam com esta experiência.


A animação e o espírito de iniciativa foram uma constante.

Ainda de salientar que ganhou a equipa Operários, as equipas Gil Vicente e Serranos ficaram igualadas em segundo lugar, mas houve um prémio especial para a aspirante Chita Marota que ganhou a Vassoura do Ano, uma vassoura em miniatura feita e oferecida pelo chefe Leão Amistoso, para além do agradecimento geral por ter varrido o abrigo sempre que necessario, e foram muitas as vezes.

As fotos podem ser vistas no site anexo:
http://picasaweb.google.pt/pioneiros.alhadas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Promessa Dirigentes

No dia 21de Dezembro o agrupamento ganhou os primeiros dirigentes.


Os 5 candidatos que concluíram o CI, ARCNEC e CIP, fizeram a sua promessa de Dirigentes; Eunice Cabete, Fátima Silva, Isabel, Silva, Marcio Santos e Marta Paes.
Na Cerimonia estiveram presentes colegas de CIP de vários agrupamentos, Pampilhosa, Souselas e Fala; e dos agrupamentos convidados marcaram presença, Vila Verde, Tavarede e Pedrulha.
Os chefes da Junta Regional que procederam à investidura dos dirigentes foram o Ch. Vítor Fernandes e Ch. Octávio Neves.
Aproveitaram a comemoração do 1º aniversário do agrupamento para fazer a sua promessa.


A mensagem que ficou para todos.

“Neste dia de Comemoração do 1º Aniversário do Agrupamento, dando sentido aos valores da Fraternidade, da Amizade e da Solidariedade, na transformação do mundo e na procura da Paz, procuramos responder ao convite que Baden Powell dirigiu aos jovens, na sua última mensagem, «Procurai deixar o mundo um pouco melhor que o encontraste».
Esta é aspiração de todos nós dirigentes”


Obrigado a todos os pioneiros que ajudaram a preparar todos os pormenores, quer nas semanas anteriores, quer no sábado da vigília e no dia da promessa.

Canhota

Raposa Organizada

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Aniversário Agrupamento

O agrupamento comemorou um ano de existência no dia 18 de Dezembro.
Em meu nome agradeço a todos os que fazem do escutismo e em particular do nosso agrupamento uma forma de vida; de dedicação aos outros, de partilha e de aprendizagem.
canhota a todos
Raposa Organizada

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Desafio da semana 51-08

O desafio desta semana dirige-se à equipa mas principalmente aos cozinheiros

A vossa tarefa desta semana é, programar uma alimentação para um acampamento de 3 dias para uma unidade com 4 equipas. Queremos refeições equilibradas mas nutritivas, não é necessário constar a quantidade de alimentos, mas deverão ter todos os elementos necessários à sua confecção.
(ex - almoço 2º dia arroz primavera – cebola, arroz, cenouras, ervilhas, atum, milho, feijão verde, ...)

Boa sorte e quero ver se fico com apetite de provar as vossas iguarias.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Desafio da Semana 50-08

O desafio desta semana será relacionado com o JOTA

Se eu fosse uma repórter e vos perguntasse o que é o Jota o que me responderiam?

Quero que me digam o que é, como e quando começou. Resumindo uma pequena história, com pés e cabeça.



Neste desafio não ganha a equipa mais rápida mas sim a melhor resposta dada até sexta feira dia 12.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Tarefas para as Guias de Equipa

Guias de Equipa

"Quero que vós Guias de equipa, instruais as vossas equipas inteiramente por vossa iniciativa, porque vos é possivel conquistar cada um dos rapazes da Equipa e fazer dele um Homem Bom.
De nada serve terdes um ou dois rapazes excelentes, se o resto não prestar para nada. Deveis procurar torná-los a todos razoávelmente bons. O meio mais eficaz para o conseguir é o vosso próprio exemplo, porque o que vós mesmos fizerdes, os vossos Escuteiros farão também.
(...)
Mas lembrai-vos de que os haveis de guiar e não empurrar."


Baden-Powell

Com base na carta que o nosso fundador deixou em especial para os guias, a Equipa de Animação da III desafiou os guias de ambas as equipas descreverem a sua equipa, o que é para si o escutismo e como encaram as suas funções.

Desafio da semana 49-08

A pergunta desta semana é a mais fácil de todos os tempos

Qual a peça do uniforme que foi mantida ao longo dos tempos, e indica algumas das suas utilizações.

Podem pensar numa resposta dupla mas eu pretendo a mais antiga (uma dica BP institui o uso desta peça nas primeiras unidades de escuteiros africanos)

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Actividade 6-7 Dezembro

Olá Pioneiros


Como as vossas guias já vos devem ter informado este sábado teremos acampamento ou acantonamento, na nossa sede.
O encontro será na sede pelas 10.00 e o programa da actividade vai consistir em aperfeiçoamento de construções.
Sábado de manhã: Recuperação da frente do abrigo e alteração da separação entre o nosso abrigo e a cabana dos Exploradores.
Para o almoço já está a ser tratado pelas guias e sub guias, devendo a execução do mesmo ficar a cargo apenas de duas pessoas, preferencialmente os cozinheiros.
De tarde construção dos cantos das equipas, execução de construção para suporte de varas pessoais e de equipa, arrumação de lenha das construções já inutilizadas e limpeza geral da sede.
Deverão levar lanche conforme indicações das guias.
Os alimentos para o jantar estão a cargo mais uma vez das guias e sub guias, este será febras grelhadas. Domingo de manha as tarefas serão da responsabilidade das equipas:
A Chacal fará a árvore de Natal (original) e a Morcego terá de executar os Ecopontos (Plástico / Papel e indiferenciados), para cada uma destas tarefas deverão já levar os materiais para a executar.
A Eucaristia será às 10.30 caso tenhamos alguma coisa para vender poderemos ir um pouco mais cedo para montar uma mesa. A actividade termina depois da eucaristia.

Notas importantes:
TODOS OS ELEMENTOS DEVERÃO INFORMAR AS GUIAS DA PRESENÇA OU AUSENÇIA À ACTIVIDADE.
As guias deverão informar o custo da actividade e reportar-me o n.º de elementos até quinta-feira.
O material para a execução dos cantos será da inteira responsabilidade das equipas.
O material para a execução das construções deverá ser levado por todos, mediante os projectos.
Atenção que o material de corte não se encontra na sede e será necessário para a actividade.
Levar o devido material para acampamento (já publiquei algumas vezes o material para acampamento) atenção às baixas temperaturas.
Para esta actividade não será necessário ir uniformizados para entrada em campo, no sábado mas a saída de campo deverá obedecer às regras.
Deverá ser apresentado o Livro de Ouro ou projecto do mesmo. O seu uso torna-se impreterível até dia 13 de Dezembro já contendo o historial deste o dia 4 de Outubro.

Será abordada a proxima actividade ZAP que depende do empenhamento de todos os Pioneiros e Aspirantes