sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Parabéns Andorinha Protectora

Hoje está de parabéns a nossa noviça Andorinha Protectora.
Agora tu é que é a protegida do grupo Pioneiro. Todos esperamos que passes um óptimo dia de anos e mesmo que não possas estar na nossa companhia hoje à noite, vamos comemorar o teu aniversário no acantonamento.
Para o ano esperemos que tragas um lenço azul ao pescoço e que gostes tanto de o usar como nós.
Beijos ou melhor forte canhota, e esperamos que este aniversário te traga tudo de bom.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Insignia Competência Andarilho


Com o mote de alcançar a insígnia de competência de Andarilho a aqui ficam as indicações para o próximo fim-de-semana.
A actividade será em conjunto com o grupo pioneiro do Alqueidão, Os pioneiros, noviços e aspirantes devem estar na Escola Primária do Negrote (Alqueidão) sede do agrupamento do Alqueidão, sexta feira dia 20 às 21h já jantados, a actividade termina às 17h de sábado no mesmo local.


Devem levar material para acantonar, e alimentação para o dia seguinte, pequeno-almoço e almoço.


Quem tiver duvidas em como chegar à sede do agrupamento aqui ficam as indicações:
Depois de passar a ponte dos arcos em direcção a S. Pedro, na rotunda virar para a Estrada dos Armazéns, depois dos Armazéns de Lavos virar à esquerda na placa que indica Alqueidão, seguir sempre em frente. Existem sempre placas a indicar Alqueidão e cuidado com as lombas dentro das povoações que vão passar. Quando chegarem ao Alqueidão virar à direita e seguir sempre em frente, numa estrada a subir, a escola primária fica à direita em frente de um stand de carros.

Qualquer dúvida liguem, e não se esqueçam de combinar uns com os outros os transportes, escusam ir os pais todos levar-vos.



Até domingo preciso saber quem vai ou não a esta actividade.
Avisem os aspirantes Jessica e Tiago, pois ainda não tenho os contactos deles.

Estes são os requisitos para a obtenção da insígnia de competência de Andarilho, espero que estejam preparados.



PIONEIROS
1 - Andar 20 km, sem esforço aparente, com equipamento ligeiro.
2 - Fazer l hora de marcha e medir a distância percorrida.
3 - Andar no mínimo, três horas de noite.
4 - Saber proteger-se em marcha, no caso de chuva.
5 - Transportar o equipamento indispensável durante uma caminhada.

Dia de equipa

Olá equipas Chacal e Sapo

No próximo sábado dia 14, é o dia da equipa, ou seja o dia do grupo pioneiro. Devem juntar-se e fazerem o que quiserem sem as chefes.
Aproveitem para colocar as coisas em atraso em dia, mas também aproveitem o descanso que as chefes estão a dar.


canhota e boa caça

depois quero ver os relatórios da actividade

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Parabéns Lobo Astuto

Hoje é o dia de anos do nosso Lobo Astuto

Muitos parabéns e que a tua astúcia seja sempre usada para o bem geral, nunca te esqueças do compromisso que assumiste quando fizeste a tua promessa escutista.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Castanhada

Olá pioneiros, aspirantes e noviços


Conforme o empreendimento que escolheram para esta metade do ano “à descoberta do que é nosso” não se esqueçam que a actividade deste sábado consiste em juntarem-se em grupos para elaborar coisas para vender na feira da tocha domingo de manhã.
As coisas que elaborarem devem ter a ver com o tema do empreendimento.
As chefes vão estar no terreno a preparar o raid de dia 21 de Novembro, mas se precisarem de alguma ajuda podem contar connosco.

Devidamente uniformizados, domingo o encontro é na sede às 9h para ver se chegamos à feira cedo e vendemos tudo rapidamente. Peço aos pais que puderem para vos levar à feira visto eu não ter lugar para todos e ter de levar uma mesa para colocar as coisas para a venda.

Depois da feira vai haver um almoço no Centro de dia Aqua Viva das Alhadas, e foi solicitada a nossa colaboração para ajudar a servir às mesas. Peço a quem quiser e puder para participar nesta BA.

Depois do almoço é tempo de castanhada, desta feita com a nossa família. A castanhada está aberta a escuteiros, familiares amigos e vizinhos, todos desde que levem castanhas e ou bebidas. Visto ser prevista chuva domingo à tarde é necessário fazer a castanhada de maneira diferente do ano passado. Vamos assar as castanhas no forno por isso quem puder deve levar as castanhas este sábado à tarde para a sede e entregar a um dos chefes presentes se não puderem ir à sede, levem as castanhas domingo de manhã para as colocarmos a assar assim que chegarmos da venda.

Conto convosco para este sábado de trabalho em casa e domingo para um dia em grande.

Fica em aberto e ao encargo dos pioneiros a preparação dos jogos para os pais no domingo à tarde.

Preciso que me digam quem pode ir domingo à venda e ao almoço.

Recomendações:
Equipa Chacal: não se esqueçam de aperfeiçoar o grito da equipa e também não deixem morrer o livro de ouro
Equipa Sapo: não se esqueçam do grande símbolo da equipa, a vara do guia / banbeirola e do livro de ouro.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Parabéns Tubarão Glutão


Hoje vamos dar os parabéns ao nosso Tubarão Glutão.

Em nome do grupo Pioneiros (ainda sem numero) espero que saudavelmente contes muitos anos e que possamos estar sempre contigo.

Quando precisares de ajuda olha à tua volta, tens um Amigo especial mas também nos tens a nós.


Canhota chefes


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Início Actididades

Olá Pioneiros

Este fim de semana vamos receber os 4 novos aspirantes, Alex, Fábio, Rubem e Sofia.
Vai ser num acampamento 2 dias na mata do Urso, no parque econatura.
As recomendações gerais já foram dadas na reunião com os pais, resta relembrar-vos que não se esqueçam de nada do que está na lista que vos foi entregue.
Este vai ser uma acampamento ligeiro não será exigente nem a nível pessoal nem a nível de equipa pois quero que estejam uns com os outros e se conheçam.

Até lá bons preparativos.

canhota
Raposa Organizada

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Acampamento final de secção

Olá pioneirada

Os chefes LA, RO e Rosa (ainda sem toten) estiveram a pensar e acharam que a última actividade do ano para os pioneiros não podia ser a pintar os muros da sede, mas sim a fazer o que mais gostamos de fazer. ACAMPAR. Então pusemos mais uma vez as nossas mãos ao trabalho e o pensamento em vós e tcharam…

Sábado dia 1 de Agosto vai ser o acampamento final de secção, onde vamos ter algumas surpresas, tal como: vamos finalmente conhecer os vencedores dos prémios de melhor pioneiro e melhor equipa.

Domingo dia 2 vamos participar na Eucaristia da Festa de N. Senhora da Esperança e na procissão. No fim há dança e musica para comemorar mais um fim de ano escutista. . . ih ih ih. E para comemorar o dia de Nossa Senhora da Esperança. Esperemos que este ano os chefes não tenham novamente de fazer jogos de pistas e andar a correr de um lado para o outro, tipo pioneiros.
No fim há uma surpresa, mas só para quem for. Uma noite de campo.
Os pais que queiram podem ir assistir à Eucaristia que começa pelas 15h.

Como vai ser um acampamento quase em casa cada um terá de levar as suas coisas. Vou deixar aqui as ementas e depois decidam quem leva o quê:
Jantar de sábado: Bacalhau assado com batata a murro
Cada um leva uma posta de bacalhau e batatas para cozer (a secção leva o azeite)
Pequeno almoço: etiel com oãp (a secção oferece)
Almoço de domingo: arroz com todos os legumes que tiveres leva um ovo e atum (a secção oferece ervilhas) a fruta cada um leva para o fim de semana.

Em relação ao material pessoal não me vou repetir (andei todo o ano a dizer as mesmas coisas) apenas relembrar que devem estar todos devidamente uniformizados para a eucaristia de domingo.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Actividade 04-07-2009

Pioneiros

Amanhã dia 4 de Julho é para ir fazer a limpeza da praia de Quiaios.
Devem estar às 9.30 em frente da Piscina de Quiaios e a actividade termina às 12.30 no mesmo local.
Devem levar farda e uma t-shirt por baixo da camisa. É obrigatório o uso de Chapéu / Boné. Devem levar luvas, pois eu não tenho para todos os elementos. Como vamos caminhar algum tempo convêm levar cantil.

Não se esqueçam que quem for a esta actividade tem bónus no próximo acampamento.

Esta actividade é para todas as secções.
Canhota "Capitã"

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Acampamento c/Marinha das Ondas

Olá Pioneiros

Andam todos desaparecidos, ninguém tem dado noticias.
Estou à espera dos relatórios de actividades atrasados para colocar as noticias no blog.


Entretanto aqui ficam as indicações para o próximo acampamento com os Pioneiros do Agrupamento de Marinha das Ondas.

Como não conseguimos autocarro da Câmara, e os transportes públicos não são compatíveis a nível de horários, não podemos ir nem para a Pampilhosa da Serra, nem para Pedrógão Grande.
Depois de muito estudo e de muitos fusíveis queimados, surgiu fumo branco na cabeça dos chefes.
Vamos então dias 10, 11 e 12 de Julho, de sexta a domingo para …
… Pereira do Campo.
O tema é Os Piratas de Pereira.

Devem estar na Estação de Comboios da Figueira sexta pelas 19.45 e regressam Domingo às 20.30. O que origina em 2 noites de Campo. (alguns estão quase a receber a insígnia de 25 noites de campo)

Devem levar jantar para sexta, e por patrulha / equipa, alimentos para fazer salada russa, que será o almoço de sábado (não se esqueçam das verduras).
A restante alimentação fica a cargo da equipa dos Capitães (Chefes)
Como o tema são os piratas, é imprescindível levar para sábado indumentária de piratas, usem a imaginação e cada pormenor conta pontos para a patrulha / equipa, não se esqueçam da pala do olho.

Até este sábado preciso de saber quem irá ao acampamento pois é necessário tratar de vários pormenores atempadamente (bilhetes de comboio, para ter desconto de grupo; aquisição de alimentos e reserva de bens).

O custo da actividade será de 10€ inclui viagens de comboio 1.75*2, alimentação para 2 pequenos-almoços, 1 lanche, 1 lanche/jantar, e duas refeições completas.

Aguardo urgentemente noticias vossas.
Canhota
Capitã Marta